A catarata ocular caracteriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural do olho. O sintomas iniciais, tais como, a visão turba, a diminuição da luz noturna e a fotofobia (que é a sensibilidade à luz). O cristalino torna-se opaco de uma forma lente e progressiva com a idade, afetando a visão.
Sintomas da catarata
- Visão turba;
- Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;
- Visão dupla num olho;
- Aumento da sensibiliade à luz;
- Alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos;
- Diminuição da visão noturna;
A catarata no inicio pode ser assintomática. Os sintomas da catarata fazem-se sentir de forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacidade do cristalino.
Causas da catarata
A causa mais frequente da catarata é o envelhecimento, que ocorre mais ou menos a partir dos 45 anos. Apesar do envelhecimento ser a causa mais frequente da catarata, outras causas podem estar associadas, como por exemplo:
- Medicamentos;
- Cirurgias intraoculares;
- Doenças;
- Infeções e inflamações;
- Doenças genéticas;
Tipos de catarata
- Catarata subcapsular posterior:
A catarata subcapsular posterior localiza-se à frente da cápsula posterior. Este tipo de catarata está associado ao uso de corticoides. Frequentemente mostra uma evolução rápida e com muitas queixas.
- Catarata nuclear:
A catarata nuclear a opacidade aparece na zona central do cristalino. Esse tipo de catarata está associado principalmente ao envelhecimento. A sua evolução aumenta a densidade do cristalino, provocando miopia.
- Catarata cortical:
A catarata cortical é caracterizada por opacidades brancas que começam na periferia da lente e se estendem até ao centro, sendo mais frequente em doentes com diabetes.
- Catarata subcapsular anterior:
A catarata subcapsular anterior localiza-se logo atrás da cápsula anterior. As causas da catarata subcapsular anterior pode estar relacionada com certas atividades, principalmente aquelas em que as pessoas estão expostas a muito calor.
- Catarata traumática:
A catarata traumática pode ser provocada por traumatismos perfurantes.
Normalmente, este tipo de catarata aparece apenas no olho atingido pelo traumatismo. Se houver contacto com a cápsula lenticular, a catarata pode desenvolver-se muito rapidamente. Caso a cápsula se mantenha íntegra, a catarata pode desenvolver-se após meses ou anos.
Muito interessante o artigo! Sem dúvida muito esclarecedor sobre o assunto das cataratas
Luís, muito obrigada pelo feedback. Ficamos muito felizes em saber que chegamos aos clientes.